Textos


Rótulos




 
“Bela, recatada e do lar”, rótulos relacionados a uma pessoa de destaque no nosso país, que gerou polêmicas e me fez refletir sobre o assunto.
Qual a definição de ser bela, recatada ou do lar para você? Quais parâmetros você usaria para tais definições?
Pensando bem, não é correto sair por aí definindo e rotulando coisas e pessoas, ao bel prazer.
Independente de se crer ou não, cada ser no universo possui características próprias - e diferente dos demais -, portanto, impossível nos encaixarmos numa mesma forma, ou seja, por mais parecidos que sejamos, somos diferentes uns dos outros! Não adianta querer unificar o todo.
Nossos conceitos são meras opiniões particulares, que por sua vez, dependem da nossa base de conhecimentos. Por isso, o que belo me parece, pode não ter o seu aval, assim como todo o meu modo de ver o mundo.
Ser bela no meu pensar, além da beleza do “Eu interior” - a mais importante para mim -, é poder refletir através dos meus atos, independente da minha maquiagem do dia, do modelo da roupa que me veste, ou do perfume que me caracteriza.
Ser recatada no meu ponto de vista, é saber ser inteira e verdadeira, na hora certa, no local certo, com as pessoas certas. Principalmente, comigo mesma! Nenhum “modelito” de roupa, um palavreado chulo - utilizado num momento impróprio, ou mesmo um baixar de olhos, poderá me definir como santa ou desvirtuada.
Do lar, todas nós somos, o que me importa se não gosto de costurar, nem de passar roupa ou limpar vidros das janelas... Esse fato, não me desmerece “Ser do lar” também não me impede de ser o que eu quero, em qualquer lugar, basta assim eu o desejar. Sou dona do meu livre arbítrio.
Acredito que, enquanto seres humanos, estamos em constante evolução, portanto não somos lineares, não somos algo acabado, finito, assim sendo, não nos cabe rótulos.
Que cada um de nós possa “ser” no tempo e no espaço, conforme a própria natureza!

 
Vanda Jacinto
Enviado por Vanda Jacinto em 27/04/2016
Alterado em 28/04/2016


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr